Agora é mais fácil eu analisar o seu caso 👉 Agende aqui a sua sessão de mentoria! 📅
Agora é mais fácil eu analisar o seu caso 👉 Agende aqui a sua sessão de mentoria! 📅

Usas diferentes “veículos” para diferentes tipos de investimento?

É possível usar dois “veículos” diferentes para investir em simultâneo? Claro que sim!

Desde logo, tudo depende em que ponto da “viagem” tu te encontras. Repara, se estás numa fase em que necessitas de uma alavancagem significativa em financiamento bancário, então a empresa pode não ser o ideal para ti… e porquê, perguntas tu? Porque o Banco não quer emprestar dinheiro à empresa que acabaste de constituir. O que o Banco quer é fazer-te um financiamento do tipo Crédito à Habitação, em nome pessoal, ficando naturalmente com uma hipoteca do imóvel em causa.

Ora, enquanto necessitares de “almoçar” com o Banco à tua mesa, tens que, de alguma forma, jogar com as regras do Banco. Por outras palavras, tens de operar em nome individual, e enquadrar fiscalmente os teus rendimentos neste contexto no IRS.

Então quer dizer que eu nunca vou conseguir usar uma empresa para investir?” perguntas tu. A minha resposta é “claro que vais!”. Isso só depende da tua capacidade para ganhares “tração financeira” de forma que, num determinado momento, já tenhas o capital próprio suficiente para não necessitares do Banco, se assim o quiseres.

Repara que nesta “viagem” existem várias fases, e se tu fizeres bons investimentos logo no início, que te proporcionem lucros interessantes, então rapidamente terás capital próprio suficiente para ires a jogo sozinho. E quando tal suceder, já poderás constituir um “veículo empresa” para realizares os teus investimentos e, dessa forma, potenciares a otimização financeira e fiscal do dinheiro que investes.

Isso significa que, a partir do momento em que tens a empresa vais usá-la em exclusivo para todos os teus investimentos? Para a maioria, sem dúvida. Mas pode acontecer que, em determinadas situações o IRS te traga uma melhor otimização. Vou dar-te um exemplo…

Supõe que vais comprar um apartamento, a necessitar de obras significativas, e cujo objetivo é colocar no mercado de arrendamento. Neste caso em concreto,

O conteúdo que estás a aceder é restrito a utilizadores registados. O registo é GRATUITO, e pode fazê-lo através do seu email no formulário abaixo:

  

Obrigado pela sua visita!

Não se esqueça de visitar e subscrever o nosso Canal do YouTube. Obrigado!

Subscrever!