Agora é mais fácil eu analisar o seu caso... Agende aqui a sua consulta! 📅
Agora é mais fácil eu analisar o seu caso... Agende aqui a sua consulta! 📅

O meu artigo no blog do Massimo Forte: Mais-valias… ou mais dores de cabeça?

Não há dúvida: o tema das mais-valias é recorrente, quando falamos de impostos no imobiliário. Provavelmente por isso mesmo, o Massimo Forte honrou-me com o convite para escrever no seu blog sobre este assunto.

É verdade! O assunto das mais-valias dá efetivamente origem a muitas questões! Neste artigo exclusivo para o blog do Massimo Forte, pretendo ajudar a esclarecer as dúvidas mais comuns, algumas das quais serão certamente as suas.

Para o efeito, concebi o Caso Prático do “Miguel”, prestes a vender uma casa por 150.000 euros, que foi adquirida há 30 anos por 45.000 euros. Aceda aqui à versão integral do artigo. Lá, irá encontrar os cálculos que fiz, e ficará a saber qual o imposto que o “Miguel” irá pagar.

Voltando às mais-valias, e para além do caso do “Miguel”, este meu artigo tem algo mais para si: um pequeno Quiz, através do qual poderá testar os seus conhecimentos!

Quer responder à primeira questão comigo? Então vamos lá!

Questão 1: No âmbito de uma mais-valia obtida com a venda de um imóvel…

… as opções são:

  • a) IRS incide sobre o valor de venda do imóvel;
  • b) IRS incide sobre a diferença entre o valor de venda e o valor de compra;
  • c) IRS incide sobre metade da diferença entre o valor de venda e a soma do valor de compra com as restantes despesas elegíveis;
  • d) IRS incide sobre a diferença entre o valor de venda e a soma do valor de compra com as restantes despesas elegíveis;

Qual é a resposta correta na sua opinião?

Vejamos… A opção a) está manifestamente incorreta, pois ao valor de venda temos sempre de deduzir, pelo menos, o valor de aquisição. Quanto à b) ou à d), estão de certa forma incompletas.

É verdade, acertou! A opção c) é a que está correta.

De facto, o IRS tem como base de incidência 50% da mais-valia obtida. Esta obtém-se pela diferença entre o valor da venda e a soma do montante da aquisição com as despesas elegíveis, como sejam por exemplo obras de manutenção.

Aceda aqui ao artigo na integra, e confira as restantes perguntas do Quiz, no blog do Massimo Forte! Vai ver que é uma excelente forma de testar os seus conhecimentos!

Se persistirem dúvidas, já sabe: fale comigo. Tenho todo o prazer em ajudá-lo!

Um abraço e bons investimentos!

Obrigado pela sua visita!

Não se esqueça de visitar e subscrever o nosso Canal do YouTube. Obrigado!

Subscrever!