Como já tive oportunidade de referir por diversas vezes, a pergunta que os investidores imobiliários mais me colocam é, sem sombra de dúvida: “Devo fazer os meus investimentos individualmente, ou é melhor ter uma empresa para o efeito?”.
Em resultado disso, eu decidi estruturar o livro nessa base. Se já teve oportunidade de o ler, poderá confirmar isto mesmo: para cada modelo/forma de investimento, eu divido a análise entre “investir em nome próprio” e “investir através de uma empresa”.
Nomeadamente para grande parte dos investidores que baseiam o seu portefólio em imóveis para arrendamento, esta é a dúvida sacramental! Posto isto, decidi colocar esta questão ao famoso ChatGPT! Em concreto, formulei a seguinte pergunta:
“Sou proprietário de alguns imóveis em arrendamento em Portugal, e tenho estes rendimentos enquadrados no IRS. Valerá a pena constituir uma empresa para o efeito, de forma a poupar nos impostos?”.
O ChatGPT respondeu-me o seguinte:
Conteúdo restrito a Subscritores.
O conteúdo que estás a aceder é restrito a utilizadores registados. O registo é GRATUITO, e pode fazê-lo através do seu email no formulário abaixo: