Livro "Como poupar em impostos no imobiliário" - 2ª Edição

Na 2ª edição, para além das atualizações decorrentes de alterações legais, foram adicionadas várias matérias que não tinham sido abordadas na 1ª edição. Simultaneamente, temos agora 21 Casos Práticos (na 1ª Edição eram 16). Para além de atualizar os que se mantém, adicionei 6 casos completamente novos!



Marco-Libório.jpg

Marco Libório é consultor na área financeira e fiscal há cerca de 20 anos. Fundou a UWU Solutions em 2003, onde exerce funções de CEO e Senior Consultant.

Paralelamente, é docente e formador deste o ano 2000, tendo lecionado nomeadamente na ESB da Universidade Católica Portuguesa e no IPL – Instituto Politécnico de Leiria

Saber mais


history-facebook.jpg

Na 2ª edição, para além das atualizações decorrentes de alterações legais, foram adicionadas várias matérias que não tinham sido abordadas na 1ª edição (por exemplo, a transparência fiscal, o regime fiscal especial na revenda aplicável às empresas, ou o reinvestimento que pode reduzir o IRC em 50% sobre uma mais-valia). Simultaneamente, temos agora 21 Casos Práticos (na 1ª Edição eram 16). Para além de atualizar os que se mantém, adicionei 6 casos completamente novos!

Saber mais

Compre aqui o seu livro!

O imobiliário, e tudo o que está relacionado, é uma atividade económica incontornável no contexto da economia portuguesa. De facto, seja por más razões (crise 2008-2013), seja por bons motivos (motor do crescimento económico no pós-crise, principalmente nas grandes cidades nacionais), o setor do imobiliário tem tido um papel central na história recente do nosso país.

Na 2ª edição, para além das atualizações decorrentes de alterações legais, foram adicionadas várias matérias que não tinham sido abordadas na 1ª edição (por exemplo, a transparência fiscal, o regime fiscal especial na revenda aplicável às empresas, ou o reinvestimento que pode reduzir o IRC em 50% sobre uma mais-valia). Simultaneamente, temos agora 21 Casos Práticos (na 1ª Edição eram 16). Para além de atualizar os que se mantém, adicionei 6 casos completamente novos!

Vale a pena adquirir a 2ª Edição?

Na verdade, a 2ª edição do livro é substancialmente diferente da primeira. Nesta 2ª edição, para além das normais atualizações decorrentes de alterações legais, adicionei algumas matérias que não tinham sido abordadas na 1ª edição. Vejamos sucintamente as principais:

  • desde logo, e a pedido de vários leitores, abordo o tema da transparência fiscal nos casos de sociedades que se dediquem ao arrendamento; começo por explicar este conceito, para depois aprofundar as condições e requisitos para estar (ou não) enquadrado neste regime;
  • também aprofundo e detalho mais as isenções de IMT na revenda de imóveis, e em que situações podemos ou não ter/manter essa isenção; Por exemplo, se comprar um imóvel para revenda com isenção de IMT e, entretanto, o arrendar, será que perde essa isenção? Encontrará no livro a resposta;
  • por seu lado, nesta nova versão do livro, partilho os detalhes de um regime fiscal específico no IRC, que se pode tornar muito interessante para a atividade de revenda de imóveis; estou a falar da possibilidade de pagar 1,5% de imposto, ou ainda menos! Vale sem dúvida a pena conhecer bem este tema;
  • dou-lhe também uma nova opção de regime fiscal no AL, no âmbito do IRS, que poderá representar uma poupança fiscal muito relevante; para além das normais opções entre o regime simplificado e a contabilidade organizada, encontrará nesta 2ª Edição uma "terceira via" que pode ser a melhor solução para si;
  • outra novidade que partilho consigo no novo livro é a possibilidade de reduzir em 50% o IRC sobre uma mais-valia de um imóvel; na prática, estamos a falar de um regime idêntico ao aplicável nas situações de reinvestimento de habitação própria e permanente, mas que neste caso se aplica às empresas;
  • relativamente ao IVA, aprofundo mais alguns aspetos, nomeadamente a questão da recente alteração de enquadramento nos arrendamentos comerciais de imóveis equipados. Neste âmbito, a isenção de imposto pode não ser uma boa notícia... por isso, é de ponderar a renúncia à isenção, e a respetiva opção pelo regime normal.

Porque deve ler este livro?

Costuma dizer-se que a consultoria fiscal é algo caro e apenas acessível aos investidores mais endinheirados. Pois bem, este livro vem contrariar essa lógica, disponibilizando dicas de poupança fiscal a todos os investidores imobiliários, abrindo assim oportunidades idênticas também para os pequenos investidores.

Depois de ler este livro, e de assistir em exclusivo aos vídeos dos casos práticos com dicas imperdíveis, o leitor reunirá o conhecimento necessário para estar em condições de otimizar fiscalmente todos os seus investimentos na área do imobiliário. Ficará um especialista na área fiscal? Não. Mas não é esse o meu objetivo. Importa sim que, depois deste livro, o caro leitor entenda a linguagem do seu consultor fiscal, e consiga tomar as decisões de investimento certas, considerando conscientemente todas as variáveis fiscais que podem influenciar a rentabilidade a obter.

A quem se destina?

Este livro destina-se a todos aqueles que já investem ou pretendem começar a investir no imobiliário, bem como a todos os que têm interesse sobre estas temáticas. Efetivamente, o leitor poderá encontrar aqui um conjunto de dicas e conselhos que lhe permitirão maximizar a rentabilidade dos seus investimentos imobiliários, através da redução da “fatura fiscal” dos mesmos.

Como ler este livro

Este livro está estruturado em 3 Partes.

A “Parte 1 – Saiba o essencial” contém informação fundamental para qualquer investidor imobiliário. Começo por partilhar consigo alguns dados relevantes sobre investir no imobiliário, para depois lhe proporcionar uma panorâmica sobre os impostos existentes, com especial enfoque nos que são aplicáveis especificamente ao imobiliário.


Na “Parte 2 – Formas de rentabilização e respetivos impostos” irá encontrar uma abordagem eminentemente prática. A informação está organizada por áreas de negócio, o que facilita a consulta de determinado tema, em função das preferências de cada leitor. Por exemplo, se o leitor investe em imóveis sobretudo para revenda dos mesmos, encontra logo na primeira Secção toda a informação relevante, sem perdas de tempo desnecessárias. A ideia foi evitar a informação dispersa, que só dificulta a interpretação correta do leitor. Ao dividir por área de negócio, pretende-se ter a perspetiva do investidor, permitindo que este obtenha rapidamente e de forma simples toda a informação sobre o seu negócio/investimento. Para além disto, reforçando o caráter prático deste livro, o leitor encontrará ao longo desta Parte referências a cada Caso Prático, da Parte 3, fazendo a correspondência a cada tema.


A “Parte 3 – Como minimizar a carga fiscal dos seus investimentos” começa por enfatizar a importância de aproveitar ao máximo todos os benefícios fiscais disponíveis. De facto, conhecer bem esta temática dos benefícios pode representar poupanças fiscais bem interessantes, pelo que não é de todo algo a descurar. Depois, entramos nos Casos Práticos. São 16, cada um dedicado a um determinado aspeto em concreto, estando organizados pela ordem das temáticas da Parte 2. Aqui, o grande objetivo é facilitar a compreensão do leitor, através de exemplos práticos simples. Com alguns cálculos de suporte, certamente ajudá-lo-ão a aplicar os conhecimentos aqui adquiridos nos seus próprios investimentos, permitindo-lhe poupar significativamente nos impostos. Ou não fosse esse o grande objetivo deste livro!

O que vai acontecer depois de o adquirir

Conforme já referido, este livro é eminentemente prático. Destina-se a investidores que pretendem rentabilizar ao máximo os seus investimentos imobiliários, e que por isso procuram pagar o menor valor de impostos possível, mas sempre cumprindo a lei.

Este livro não é para ser lido como um romance. Antes, é um manual prático, ao qual deverá recorrer inúmeras vezes no seu dia-a-dia de investidor imobiliário. É desta forma que tirará o máximo proveito do livro.

Depois de ter este livro, e de assistir aos vídeos, o caro leitor/investidor estará melhor preparado para realizar os seus investimentos de forma mais informada. Informação é, neste caso, sinónimo de poupança nos impostos e, por essa via, maior rentabilidade.

Compre aqui o seu livro!

Subscrição

Subscreva a nossa newsletter e fique a par de novos lançamentos.

Agora é mais fácil eu analisar o seu caso... agende você mesmo!