O IRS tributa os rendimentos pessoais de cada um de nós, numa base anual. Na prática, todo e qualquer rendimento obtido estará ou pode estar sob a alçada do IRS. Assim, releva conhecer o seu mecanismo.
Este imposto funciona com uma sequência de passos, que no fundo vão desde o rendimento bruto obtido até ao imposto a pagar. Para melhor compreensão, vejamos o seguinte exemplo simples.
Suponhamos que eu, solteiro e com um filho de 2 anos a cargo, tenho um salário de 2 mil euros brutos mensais. Ora, sabendo que o IRS trabalha numa lógica anual, temos então de considerar um salário base anual de 28 mil euros.
Como sabemos, os rendimentos provenientes de salários enquadram-se na Categoria A. Assumindo que eu não tenho qualquer despesa enquadrada nas deduções específicas da Categoria A, ainda assim a lei permite-me deduzir o valor de 4.104 euros. Deste modo, o meu rendimento líquido, para efeitos de cálculo do IRS, será de 23.896 euros.
Conteúdo restrito a Subscritores.
O conteúdo que estás a aceder é restrito a utilizadores registados. O registo é GRATUITO, e pode fazê-lo através do seu email no formulário abaixo: