Frequentemente queixamo-nos da carga fiscal sobre o imobiliário. Na realidade é um setor da economia onde a fiscalidade “não dá tréguas”. Mas será que em Portugal pagamos mais impostos comparativamente com os outros países? Venha comigo e saiba a resposta…
Comecemos pelo peso relativo dos impostos sobre o património imobiliário no total da receita fiscal do Estado. Segundo dados da ODCE, em Portugal a taxação sobre o património representa cerca de 3,5% do total da receita fiscal anual do Estado, sendo que a média de todos os países analisados se situa nos 5,5%. Se olharmos apenas para a União Europeia, temos 10 países onde aquele indicador está abaixo de Portugal, entre os quais está a Alemanha, a Dinamarca e os Países Baixos. Acima do nosso país temos, por exemplo, a Irlanda, a França, o Luxemburgo, ou a Bélgica. Isto é, em termos do peso relativo dos impostos sobre o património no total de impostos cobrados, podemos dizer que Portugal está a “meio da tabela”.
Olhemos agora numa perspetiva mais pormenorizada, por imposto sobre o imobiliário, e em dois “momentos” (Compra e Posse).
Conteúdo restrito a Subscritores.
O conteúdo que estás a aceder é restrito a utilizadores registados. O registo é GRATUITO, e pode fazê-lo através do seu email no formulário abaixo: