A Joana herdou recentemente um imóvel, e está a pensar rentabilizar o mesmo através do Alojamento Local. O imóvel em causa está algo degradado, e necessita de algumas obras.
A Joana gosta de fazer bem as contas antes de avançar, e pediu-nos para a ajudar a perceber qual o melhor regime fiscal para o seu caso. Sabemos que:
- O orçamento total para obras é de 50 000 euros;
- Serão gastos cerca de 30 000 euros em mobiliário, eletrodomésticos, artigos de decoração e conforto;
- As despesas anuais correntes estimam-se atingir um total de 21 500 euros:
- Eletricidade, água e gás: 2.500 euros
- Pequenas reparações: 5.000 euros
- Publicidade: 4.000 euros
- Comissões de plataformas de alojamento: 7.000 euros
- Contabilista: 1.800 euros
- Deslocações: 1.200 euros
- O rendimento anual expectável é de 36 000 euros;
Assumindo que a Joana não pretende criar uma empresa nesta fase, podemos considerar duas alternativas: a) Regime Simplificado; b) Contabilidade Organizada. É justamente nesta base que vamos fazer a nossa análise. Vejamos então os cálculos efetuados:
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